Núcleo de Estudos em Economia Aplicada

Seleção de bolsista para o projeto IPC-Campos

O projeto de extensão “ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR DE CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) – IPC CAMPOS (2021)” coordenado pelos professores Patrícia, Roni, Samuel e Vladimir está com inscrição aberta para seleção de um estudante bolsista de Extensão.

A bolsa de extensão terá jornada de atividades de 12 (doze) horas semanais durante um período de 9 (nove) meses, com valor mensal de R$ 400,00. O candidato não poderá manter vínculo empregatício, nem estágio remunerado, nem outro tipo de bolsa desta instituição (exceto auxílio estudantil) ou de quaisquer outros órgãos de fomento e sua matrícula deverá estar ativa em cursos de graduação da UFF.

A inscrição deverá ser realizada até as 23:59 do dia 19/04. O estudante deve enviar e-mail para projetoipccampos@gmail.com manifestando o seu interesse

Junto ao e-mail deverá ser enviado:

• Histórico escolar (que pode ser obtido pelo aluno diretamente no IdUFF);
  • Texto com a análise do comportamento de preços da cesta básica em 2020, podendo ser para Campos ou o Brasil, por exemplo, com no mínimo 500 palavras e no máximo 1000 palavras.

O estudante que não enviar o histórico escolar e o texto com a análise do comportamento de preços da cesta básica anexados ao e-mail até às 23:59 do dia 19/04, será eliminado.

A seleção considerará o histórico escolar, o texto de análise e a entrevista com o candidato, que será realizada dia 22 de abril às 14:00. O link da entrevista será enviado aos candidatos posteriormente.

Os Instrumentos de Avaliação/ Pontuação atribuída serão os que se seguem:

• Coeficiente de Rendimento – Peso 4
  • Texto com a análise do comportamento de preços da cesta básica em 2020 – Peso 4
  • Entrevista com os candidatos – Peso 2

Atribuições do bolsista: coleta de preços, análise do comportamento da cesta básica em Campos, pesquisa de campo (ou via Google Forms enquanto persistir a pandemia) sobre os principais locais de compra da população de Campos dos Goytacazes (RJ) e apresentar o trabalho na Semana de Extensão da UFF 2021.

Resumo do projeto: Esse projeto tem os objetivos de: (i) acompanhar e divulgar para a população o comportamento dos preços dos alimentos incluídos da cesta básica alimentar do município de Campos dos Goytacazes – RJ; e (ii) desenvolver e divulgar um índice de preços para a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) para os produtos do subgrupo de alimentação dentro do domicílio e produtos de limpeza e higiene pessoal. Para desenvolver esse índice serão efetuadas a Pesquisa de Locais de Compra (PLC), por meio da aplicação de questionários junto à população campista, a Pesquisa de Especificação de Produtos e Serviços (PEPS) e utilizada a estrutura de ponderação da Pesquisa de Orçamento Familiares (POF) para a região metropolitana do Rio de Janeiro. Destaca-se que esse é um projeto desenvolvido continuamente e em constante aprimoramento. Nesse sentido, em 2021 será dado prosseguimento à PLC iniciada em 2020. Esse projeto busca contribuir para a educação financeira da população campista na medida que indicará a evolução dos preços de uma cesta de consumo da população campista.

Dados do projeto podem ser acessados em http://neea.sites.uff.br/ipc-campos/